📷❌📱 Me desculpe por não fotografar com celular!

by - sexta-feira, junho 01, 2018

Com a era digital, houve grandes avanços no mundo das câmeras fotográficas. Em um tempo não muito distante, esperávamos horas para a revelação de uma foto, não tínhamos como saber se a fotografia estaria ótima, mediana ou simplesmente inutilizável.

Em tempos modernos, as câmeras fotográficas evoluíram, ficaram mais compactas e leves a ponto de terem boas qualidades em celulares de ultima geração, mas me desculpe, eu não fotografo de celular, eu fotografo com câmera mesmo. Pode ser que eu seja um fotógrafo a moda antiga, tudo bem. Eu gosto de sentir o peso da câmera, eu gosto de cambiar minhas lentes de acordo com a cena que eu desejo registrar e não tenho nada contra aos que gostam de pegar seus celulares, já tive a oportunidade de ver diversos fotógrafos registrando lindas imagens através de celulares e competindo em grandes campeonatos mundiais de fotografia, isso é legítimo e respeitoso. O filme Unsane do  diretor Steven Soderbergh foi rodado com diversos celulares de uma certa marca famosa, resultado magnífico, porém ainda me sinto limitado com essa tecnologia de câmeras em celulares.


Pode ser que daqui a alguns anos tudo isso mude e que a tecnologia avance de tal forma que realmente os celulares exterminem as SLR, DSLR, Mirrorless entre tantas outras com suas novas configurações e uma legião de novos fotógrafos usem apenas celulares, mas até a data deste artigo que acabo de redigir, não tem comparação. Me desculpe por não fotografar com celular em algumas situações, paz.

Abraços
Willian Machado

Foto: Pixabay / CC0 Creative Commons




Artigos que você irá amar!

6 comentários

  1. infelizmente os preços das cameras são um verdadeiro absurdo espero realmente que os celulares ponham um fim a esta situação desagradavel.
    Fica a pergunta. O que tem uma camera para custar tanto dinheiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os impostos que pagamos em nossos equipamentos fotográficos no Brasil são elevados e prejudiciais, impedem novos talentos da fotografia a investirem em seus sonhos. Por causa dos impostos que os valores são altíssimos aqui em nosso País. 😢

      Excluir
  2. A câmera tem um sensor muito grande, capaz de capturar a luz e a sombras com muito mais perfeição do que a câmera de qualquer celular ate o momento, e vários outros recursos como comandar remotamente flashes a distância, plugar vários periféricos, coisa que os celulares não fazem e para um ensaio criativo faz muita falta. Resumindo a distância é imensa para quem conhece os dois lados, mas a câmera do celular atende para salvar em determinados momentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Geovani, o celular sempre nos salvará em grandes momentos da fotografia.

      Excluir
  3. O Problema é que. Existe a FOTOGRAFIA e existe o registro. Fotografia é pensada, estudada, programada (a não ser quando você se depara com uma sena e esta com seu equipamento) mas fora isso, quando saio para fotografar, penso em tudo, na câmera, na bateria, nas lentes nos filmes (ainda fotografo com 35mm e 120mm). Estudo o local onde vou fotografar, enfim. Fotografar ou melhor, REGISTRAR com celular todo mundo faz, uma criança de 5 anos ja registra tudo com celular. Ai eu pergunto, isso é FOTOGRAFIA? Se for, eu sou um dinossauro, porque fotografia desde seu nascimento em 1839 vem evoluindo, mas chegou numa posição onde se perdeu da VERDADEIRA FOTOGRAFIA. Tenho celular porque sou obrigado ater, senão não consigo trabalhar, mas o uso desse aparelho, mesmo sendo o top, é só para ligar, receber ligações e conversar nos aplicativos. Mas porque então eu tenho um celular top?. Porque eu ganhei. No meu dia a dia, sempre estou com minha Canon Power Shot G12, mesmo eu sendo Nikonzeiro desde sempre, eu aprecio essa pequena grande câmera, que faz FOTOGRAFIAS maravilhosas, pois tem o recurso MANUAL, ou seja, eu não sou dominado pela tecnologia, eu domino a LUZ. ABS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por argumentar Sergio e parabéns pelos pontos que levantou em seu comentário. 😊

      Excluir